quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Os Suínos do Mussulo

Uma das espécies mais abundantes no Mussulo é o porco. Dos pretos e peludos. São às dezenas e passeiam o seu bacon pela praia, num total alheamento e desinteresse por quem esteja por perto. Fazem parte da paisagem.

O Lopes até diz que já viu um a nadar, num dia de maior calor, o que, tendo em conta a aversão que ele nutre pelos bichos não será de estranhar. Sobretudo se pensarmos na hipótese de ter sido ele a atirar o suíno ao mar.

Desconfiado por natureza - daqueles que a primeira coisa que faz, ao ver uma mulher, é verificar se ela tem maçã de Adão, porque hoje em dia nunca se sabe - o Lopes está sempre com a impressão de que está um porco por perto. E com tal animal, que segundo ele está por ali entre a minhoca e o tubarão (na escala evolutiva), é preciso estar prevenido.

- Tome nota do que lhe digo, o porco é um animal traiçoeiro. Ficam por aí a roncar como quem não quer nada, mas sempre atentos…

Tanto que ele arranjara uma fisga.

- É que os sacanas roem tudo. Até o bambú da vedação andavam a ratar, aqui há dias. Mas vão começar a levar umas fisgadas no lombo, para aprenderem.

- Deixe lá os porcos em paz, Lopes.

- Não posso engenheiro. É que além de estragarem tudo eles sujam a obra. São uns porcos, como o nome diz, aliás.

- Mas também não é preciso apedrejar os animais.

- É só em último caso, quando o meu “Xô porco, xô daqui pra fora!” não funciona. Aí, se não obedecem levam. E é vê-los a relinchar, ou lá o que é que os porcos fazem quando estão em sofrimento. - concluiu o Lopes sorrindo, enquanto fechava um olho e esticava o elástico da sua arma, afinando a pontaria.

E desde que arranjou a fisga, lá está o Lopes, volta e meia, a espreitar por entre os coqueiros, à procura do inimigo. Mas consta que a pontaria é fraca, e o mais frequente é vê-lo a correr atrás dos porcos com o seu “xô, xô daqui, seu porco!”



Ilustrando:

1 comentários:

Anónimo disse...

Ainda me lembro de uma vez um desses animais que se passeava pela praia da Ilha de Luanda, e depois de o pai do Rui lhe ter dado o resto do nosso "lanche", seguir o "Fusca" até ao Panorama!ahahah... Velhos e bons tempos!
Beijinhos.
Tia Bela

Enviar um comentário