quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sr. Francisco

Final do dia e regresso a casa. A distância não chega a ser de 1km, mas o percurso faz-se em mais de meia hora. É o caos do trânsito de Luanda no seu melhor. Qualquer pessoa pensaria que, sendo o caminho tão curto, fosse mais inteligente ir a pé. Mas foi dia de pagamento do “plafond” mensal, além de que o portátil nas mãos não aconselha a caminhadas, sobretudo após o anoitecer. Há que evitar os riscos!

Entro no carro e a primeira sensação é de choque térmico. Na rua o calor é abrasador e o Sr. Francisco (o motorista) tem sempre o carro em temperaturas de fazer inveja a qualquer frigorífico. Como sempre faço, meto conversa com aquelas frases típicas de quem não tem grande assunto:

- O trânsito está cada vez pior, não é Sr. Francisco?

Ele concordou que era e culpou o estado das estradas para tal pandemónio rodoviário.

Mais um ou dois comentários e a conversa esgotou-se, dando lugar ao rádio que, então, vira o seu volume de som aumentado. O programa era uma espécie de debate público em que o tema era no mínimo insólito. Seria Mito ou Verdade que uma criança que pulasse por uma janela, uma vez na vida, se tornaria ladrão quando adulto?

Logo aqui o Sr. Francisco esboçou um comentário (a ser lido com sotaque)

- Esses gajos fazem programas à toa!

- Realmente. Como se isso tivesse algum cabimento.

- Desde quando é que um dengue* só porque pulou na janela vai virar gatuno? Têm cada uma também…

A indignação do Sr. Francisco teve o seu auge, inesperado, quando um ouvinte conseguiu dizer que acreditava que aquilo era verdade. Conhecia alguém que tinha pulado uma janela quando era criança e hoje era um bandido “bué ladrão mesmo”.

- Sai mas é daí seu burro!! Ficam a falar à toa na rádio pra quê? Vai mas é pra casa! Você sabe mesmo o que está a dizer seu burro?

As palavras eram ditas em direcção ao rádio, como que numa tentativa de se fazer ouvir, do outro lado, pelo ouvinte ridículo.

E estragaram o dia ao Sr. Francisco. Trânsito caótico ainda vá, agora, ter que ouvir aquilo já é demais. O restante do caminho foi feito entre murmúrios, ainda sobre o tema, e leves acenares com a cabeça em jeito de reprovação a tudo aquilo que acabara de ouvir.

É boa pessoa o Sr. Francisco. Lembrem-me de lhe comprar uma lembrança quando for a Portugal.

*denge: diminuitivo da palavra “candengue” que siginifica criança ou, simplesmente, alguém mais novo, na gíria local.

1 comentários:

Budini disse...

Tentei ler com o sotaque, mas acho que contado pessoalmente deverá ter ainda mais graça!
Ao sr. Francisco proponho ou uns cd´s de musica ou mesmo um ipod... pela amostra a rádio de Angola parece fixe parece... bué fixe mesmo!!! Abraço
NS

Enviar um comentário