sábado, 23 de maio de 2009

A primeira Gasosa*

Hoje fui batpizado com a primeira das famosas gasosas, pelas quais todos, um dia, têm que passar em Angola.

Sábado de manhã. Mussulo como destino para uns momentos de lazer num passeio de mota de água. Os preparativos habituais passam por colocar combustível, ligar a bateria e chamar o rebocador até à água. Até aqui tudo bem. Ou não...

Ainda antes de sentir a temperatura da água, eis que chega a nossa personagem de hoje, cheia de diplomacia:

- Meu Senhor, queira por favor facultar-me os documentos desse veículo motorizado. (mota de água é vocabulário de plebe, há que usar termos apropriados)

Eu sabia, de antemão, que estes eram os únicos documentos que eu tinha "como mandam as regras". Mas sabia, também, que de seguida ele iria pedir-me a licença de condutor, documento que ainda não tenho. Era um risco que sabia que iria correr, ainda antes de sair de casa, mas que não me inibiu de aproveitar uma das melhores coisas que este país tem a oferecer: um bom dia de praia.

- Aqui estamos cumpridores. Agora a sua licença se fizer o favor. (a educação em níveis sempre elevados)

- Pois Sr. Agente, eu já dei entrada nos documentos, mas acho que está um pouco demorado, a julgar pelo que os seus colegas dizem. Mas acho que mais uns dias e a licença sai. Às vezes as coisas aqui demoram um pouco. A burocracia, sabe como é...

- Você falou aí muita coisa, mas no fim de contas só para dizer que não tem licença, né?

- Sim, resumindo é isso...

A frieza inicial, extremamente profissional, começava a dar espaço a uma relação mais aberta, propícia à negociação que se adivinhava.

- Ya, tou a ver então. Você não tem licença e eu tou com "bué" de fome. Acho que podemos conversar... (e o profissionalismo acabara de vez)

- Sim, vamos conversar.

O Sr. Agente estende-me de volta os únicos documentos que eu lhe tinha dado, abrindo o pequeno livrete.

- Coloca só aí algum para o meu mata-bicho.

Assim fiz. 1500 Kwanzas (cerca de 15 euros) foram suficientes para eu, em 5 minutos, passar a estar habilitado a conduzir o veículo motorizado sobre a água. Podia, finalmente, partir rumo a um merecido dia de praia. Não sem antes um aviso do Sr. Agente, que voltara ao seu papel profissional:

- Vá com cuidado e respeite os sinais e a legislação. As normas devem ser seguidas.

E eu fui.


*gasosa: gíria local que denomina os actos de corrupção.

P.S. - Já dei, de facto, entrada nos documentos para a licença. O registo criminal e uma gasosa um pouco maior foram suficientes.

0 comentários:

Enviar um comentário