terça-feira, 11 de agosto de 2009

Absentismo em Angola

Absentismo e Angola é como ser Benfiquista e feliz, uma conjugação perfeitamente normal. Diria até que é uma questão cultural, praticada por 90% (vá, 85%) da população, sendo que o motivo mais frequente para esta elevada taxa é simples: a preguiça. Tirando isso só se falta ao trabalho por outros dois motivos: por tudo e por nada.

Lembro-me que, no início da minha jornada Angolana, alguém me fez a seguinte pergunta (sim, foi o mesmo de sempre, o Lopes):

- Precisamos de dez homens para fazer o trabalho amanhã, quantos mando vir?

A pergunta parecia-me tão descabida que a resposta saiu-me pronta:

- Que tal dez, não?

- É pouco. Têm que ser mais.

- Mas não me disse que precisava de dez homens?

- Mas afinal há quanto tempo está cá em Angola?

- Há pouco, mas porquê?

E o Lopes sorriu com tristeza abrindo os braços como quem diz "É difícil conversar com leigos...".

Depois explicou-me que, dado o elevado grau de absentismo por estes lados, era sempre preciso pedir mais mão de obra do que a realmente necessária.

Acordámos, então, que pediriamos doze homens. Provavelmente apareceriam oito ou nove e já desenrascava.

***

Outro tipo de absentismo é o praticado em “part time”. O pessoal aparece de manhã e quando o calor começa a apertar há sempre um óbito. E é rigoroso, a temperatura passa dos 30º e nunca falha: alguém morre! Alguns são apanhados em flagrante:

- Então não é que a mãe do gajo já é a segunda vez que morre este mês? Eu disse-lhe “Ó Sá, assim não pode ser! Vamos lá a espaçar mais essas mortes…” - relatava-me o Lopes, coberto de indignação.

Não há planeamento que resista e, perante tudo isto, se me perguntarem quando acaba a obra eu tenho a resposta exacta:

- Sei lá...

0 comentários:

Enviar um comentário